segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Por que é importante ler os rótulos dos shampoos? Composições que você deve evitar:


Você tem o costume de ler rótulos de shampoos no banho? Não? Então acho melhor começar!!
Quando nos deparamos com a composição desses produtos para cabelos ficamos meio perdidos, pois tem tantas palavras incomuns, mas por que isso é importante?
Esses produtos são prejudiciais a longo prazo. Conheça um pouco mais e evite-os! E espero que a partir de hoje você olhe com mais atenção os produtos que vão passar no bendito cabelitcho!
Segue a lista negra:




  • Petrolatos
Pelo nome já dá para fazer uma ideia, eles são derivados do petróleo! A função deles é deixar o cabelo macio, evitar que embarace e proteção. Parece tudo de bom, né? Só que não. Os petrolatos são insolúveis em água, por isso, nunca serão removidos 100% do cabelo.
Para piorar só mais pouco, ele tem efeito acumulativo! Quanto mais/mais tempo você usa, ele vai deixando o cabelo ressecado e o impede de absorver outros produtos, fazendo com que fique muito mais dificil recuperar o cabelo.
Na composição, pode ser encontrado pelos seguintes nomes: parafina líquida (paraffinum liquidum), óleo mineral (mineral oil), petrolato (petrolatum).

  • Parabenos
É um conservante muito potente,a função dele é eliminar bactérias e fungos que poderiam contaminar os produtos. Os parabenos são muito baratos e por isso, muito utilizados pela indústria. Na composição lá dos nossos creminhos, eles podem aparecer com os seguintes nomes: metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, isobutylparen.


  • Lauril Sulfato de Sódio
Lauril Sulfato de Sódio (Sodium Lauryl Sulfate) ou também conhecido como LSS ou SLS / Lauriéter Sulfato de Sódio (Sodium Laureth Sulfate), ou também conhecido como SLES.
É uma combinação de ácido sulfúrico, éster monododecil e sal de sódio. Essa misturinha é um detergente muito forte, por isso, pode causar danos ao longo do tempo de uso. Basicamente, a função dele é criar espuma.
O "Journal of the American College of Toxicology" tem um publicação que diz que a concentração acima de 2% de LSS em determinado produto já é suficiente para causar irritação.
Lembrando que para saber a quantidade de cada componente que um produto possui, é só olhar lá na composição dele, ela é organizada em ordem de "quantidade", do maior para o menor.

  • Silicone
Acho que de todos que falamos aí em cima o silicone é o "menos ruim". O silicone em sua estrutura mais básica é formada por silício e oxigênio. Ligados a outros componentes esses polímeros formam cadeias químicas inertes, inodoras, insípidas e incolores que podem resistir a altas temperaturas e a ação de agentes oxidantes.
São muito usados nos produtos de cabelo por fornecerem brilho, diminuição do frizz e facilidade para desembaraçar o cabelo. A função mais conhecida do silicone é a proteção térmica, justamente por formar uma "capa" em volta do fio, protegendo-o do calor.
Na embalagem, podem ser encontrados pelo seguintes nomes: dimeticone, amodimeticones e ciclometicones. 

Espero que tenham gostado!!

Bjs!!


Fonte: Prada Porter

Um comentário:

  1. Que interessante! Tenho que me habituar a ler
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: